O arquiteto Marco Losso, mestre em engenharia e consultor em acústica, elaborou um artigo falando sobre como o conforto acústico pode influenciar projetos em ambientes residenciais. Você sabia que o carpete é comprovadamente a melhor maneira de eliminar quase todo o ruído de impacto indesejado, uma vez que os sons são imediatamente absorvidos? Além disso, o carpete garante um som equilibrado e harmonizado conforme preferência dos fãs de áudio e hometheaters.
Confira na íntegra o artigo do Marco Losso:
"Atualmente o mundo tem passado por grandes mudanças. Dentro desse contexto insere-se a necessidade de conforto acústico nas edificações. Nos ambientes residenciais, as pessoas estão cada vez mais atentas para as condições acústicas. Ninguém deseja ouvir o toc-toc do caminhar no andar de cima, “acompanhar” dentro de sua própria sala o filme que o vizinho ao lado está assistindo no potente sistema de home-theater, ou até mesmo deixar de dormir devido ao ruído perturbador do trânsito da movimentada rua em frente.
Objetivando garantir condições mínimas de habitabilidade, entrou em vigor em 2013 a norma NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que trata, além de outros temas, sobre o desempenho de isolamento acústico de edificações residenciais. A norma é um avanço muito significativo, pois protege os usuários de problemas acústicos decorrentes de projetos arquitetônicos e materiais inadequados.
A responsabilidade de arquitetos, engenheiros, construtoras, incorporadoras e fornecedores de materiais torna-se evidente, pois estes precisam entregar projetos e obras com desempenho acústico adequado."