A Belgotex do Brasil, por meio das políticas internas de utilização correta dos recursos naturais e a busca constante de novas tecnologias que minimizam os impactos ambientais, propicia a interação harmônica entre a indústria e o meio ambiente.
Essa satisfação é compartilhada com colaboradores, clientes e a sociedade, através de ações e resultados que evidenciam esta sintonia:
Planejamos a compra da matéria-prima dentro de um rigoroso sistema informatizado. Para reduzir o desperdício de insumos, metas de conscientização e objetivos são postos aos colaboradores, assim como as manutenções preventivas e periódicas dos equipamentos.
A Belgotex investiu na aquisição de uma rebobinadeira automática para recuperar lotes residuais de fios. Com ela, a demanda por matéria-prima virgem diminuiu.
Esses resíduos se tornam matéria-prima para novos produtos, os quais retornam para a Belgotex na forma de outros materiais, como embalagens, por exemplo. Dessa forma praticamos a economia circular, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e possibilitando a diminuição dos descartes.
O que não é possível ser reciclado, enviamos para o coprocessamento através de nossos parceiros para assim, serem utilizados como combustível alternativo para a produção de cimento.
Automatização do sistema e iluminação natural (domus lineares) e isolamento térmico
Estamos sempre de olho no futuro, por isso reduzimos o consumo de energia com a automatização do sistema.
Utilizamos o benefício da iluminação natural e o uso de LEDs que permitem o controle automático da intensidade da iluminação artificial.
Melhora a perceptibilidade dos operadores na produção, garantindo maior qualidade do produto e elevando a segurança do trabalhador com melhor visibilidade do ambiente. Também investimos no conforto térmico de nossos colaboradores com o isolamento das fontes geradoras de calor com a aplicação de lã de rocha em nossas coberturas.
A Belgotex realiza o monitoramento dos gases lançados na atmosfera em parceria com empresas especializadas, atendendo a legislação ambiental vigente, e trabalha continuamente nas manutenções e ajustes dos equipamentos.
Reduzimos em 88% das emissões de gases em relação ao Protocolo de Kyoto e emissão zero de seis gases da resolução SEMA 16 do estado do Paraná. Também utilizamos gás natural no processo produtivo, para melhor eficiência calorífica com a baixa emissão de carbono e, consequentemente, baixo índice de poluentes.