Independentemente do tipo de revestimento utilizado (cerâmica, madeira, carpete, etc), o piso está sujeito a vários tipos de sujidades. Por isso, é fundamental limpá-lo regularmente de modo a evitar que as sujeiras se espalhem prejudicando sua aparência e durabilidade, bem como o bem-estar das pessoas que freqüentam o ambiente, visto que um dos principais causadores de alergia é o pó.
A principal vantagem do carpete é que, conforme o pó vai assentando, ele fica retido entre suas fibras. Desta forma, em ambientes acarpetados, a quantidade de pó suspenso no ar é consideravelmente menor em comparação com os demais tipos de revestimentos, proporcionando um ambiente mais saudável, já que o pó age como portador de micróbios, alérgenos e outros contaminantes. Confeccionado com fibras 100% sintéticas, o carpete é um produto não alergênico.
A limpeza deverá ser proporcional à quantidade de sujeira que o carpete está sujeito obedecendo-se às seguintes dicas:
Uma boa aspiração remove as partículas de sujeira, as quais danificam as fibras do carpete causando uma má aparência.
Tenha certeza que seu aspirador de pó está funcionando bem, lembre-se de trocar os sacos de depósito de sujeira e limpar os filtros regularmente.
Para sujeiras normais como poeira e cinzas de cigarro, aspire pelo menos uma vez por semana. Áreas de tráfego intenso, como escadas e corredores, devem ser aspirados diariamente.
Recomendamos a utilização de capachos, tapetes ou passadeiras em todas as entradas do ambiente, para serem utilizadas como barreiras de sujeira.
Também é importante limpar ou trocar os capachos/tapetes regularmente.
A utilização de protetores de carpete debaixo de móveis pesados ou móveis com rodinhas previne danos aos fios.
Quando seu carpete aparentar estar sujo mesmo depois de aspirado, é hora de uma limpeza profissional.
Consulte uma empresa especializada para conhecer o melhor método de limpeza.
Recomendamos que a lavagem do carpete seja executada regularmente. É aconselhável que este tipo de serviço seja realizado por empresas especializadas.
Importante: Use shampoos para carpete com cuidado. Muitos destes produtos deixam resíduos pegajosos que podem atrair mais sujeira. Certifique-se que estes produtos foram totalmente removidos do seu carpete.
Quanto mais rápido você agir, melhor será o resultado.
Primeiro remova o máximo possível do material derramado:
Raspe cuidadosamente o excesso, aspire no caso de ser sólido ou absorva com papel toalha branco no caso de manchas úmidas.
NUNCA ESFREGUE UMA MANCHA!
Quando necessário, procure uma empresa de limpeza especializada.