× Fechar

O uso dos carpetes como isolantes acústicos - Belgotex Blog

Imagem de O uso dos carpetes como isolantes acústicos

O uso dos carpetes como isolantes acústicos

12 de Março de 2020
Que o carpete é uma ótima opção para revestir pisos todos já sabem. Além da facilidade na limpeza, eles proporcionam conforto e sofisticação aos ambientes. Outra vantagem a considerar é o isolamento acústico.

O que é isolamento acústico?
É a capacidade do material em absorver som. Para isolar barulho de trânsito, vozes, músicas, entre outros, é comum utilizarem estruturas como paredes e divisórias. 

Já quando se trata dos ruídos de impacto, a aplicação de carpete é muito recomendada. Barulhos como aquele toc-toc do sapato ou de quedas de objetos, móveis sendo arrastado, por exemplo, podem ser evitados.

Por que usar produtos para absorver ruídos?
Embora seja um fenômeno que não vemos, o ruído é prejudicial à saúde. Ele pode causar estresse, irritabilidade e fadiga. É importante prezar por ambientes mais saudáveis, sendo ao relaxar em casa e/ ou na qualidade do local de trabalho. 
 

Além de deixar o espaço mais sofisticado, o carpete absorve ruídos de impacto e ajuda na qualidade do sono

Onde são usados?
Com a vasta opção em cores, texturas, tamanhos, a instalação de carpetes Belgotex pode ser feita em diversos espaços, desde em casa à ambientes corporativos e teatros. 
 
Em casa, o carpete pode ser aplicado nos quartos (para uma noite de sono mais tranquila, ajudando a abafar o barulho externo) e nas salas, principalmente em home theaters.

Extra Touch Collection - Degas é perfeito para salas de som e home theaters devido ao ótimo isolamento acústico
 
Também é muito usado em ambientes corporativos, pois há muitas pessoas circulando, ruídos do telefone e impressoras. Aqui, entra até outra vantagem do uso de carpete nesses locais: deixa a superfície segura e não-escorregadia.
 

Westminster possui excelentes propriedades acústicas de absorção sonora tanto em ambientes comerciais tanto residenciais
 
Nos teatros e auditórios são escolhidos porque o som acaba sendo equilibrado e harmonizado, sendo assim, mais agradável aos ouvidos em shows e espetáculos.

Além de ajudar no isolamento acústico, o carpete modular Interlude é altamente resistente e durável

Reforço
Outro material que pode ser utilizado para garantir maior isolamento acústico do ambiente é a nossa manta sob o revestimento acarpetado. Além de absorver mais ruídos, também irá proteger e prolongar a vida útil do produto.

Por baixo do carpete, a manta garante maior isolamento acústico do ambiente
 

Norma NBR 15.575
Você sabia que desde 2013 existe a norma NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para garantir as condições mínimas de habitualidade? Ela protege os usuários de problemas acústicos decorrentes de projetos arquitetônicos e materiais inadequados.

Embora ela exista, algumas edificações ainda são sensíveis aos ruídos. Por isso, vale a pena deixar seu ambiente confortável e esteticamente agradável com nossos produtos. 
 
Importante: todos os carpetes de Nylon da Belgotex têm a certificação QUALIDADE AMBIENTAL da ABNT.


 

Comentários

Siga no Instagram
Siga no Facebook
Conheça também

  • Belgotex do Brasil Indústria de Carpetes LTDA.
  • Fone: (42) 2101-1000
  • Email: [email protected]
  • CEP: 84.043-737 | Av. José Carlos Gomes, 355
  • Distrito Industrial - Ponta Grossa - PR | Brasil