× Fechar

LVT ou laminado? Entenda as diferenças - Belgotex Blog

Imagem de LVT ou laminado? Entenda as diferenças

LVT ou laminado? Entenda as diferenças

18 de Julho de 2023
Pisos vinílicos LVT e pisos laminados são tipos de revestimentos que ainda causam muita confusão com clientes finais. Afinal, os dois podem ser similares visualmente, porém possuem diferenças técnicas cruciais que devem ser consideradas na hora da escolha. Hoje vamos explicar um pouco mais sobre cada um e mostrar o porquê do piso vinílico ser uma escolha melhor em termos de custo-benefício, durabilidade e manutenção.

Composição
O piso laminado é composto por painéis de fibra de alta densidade (HDF) revestidos com uma camada fotográfica decorativa e uma camada protetora transparente. Já o piso vinílico LVT (Luxury Vinyl Tile, que significa "piso de vinil de luxo") é feito de camadas de PVC (policloreto de vinila) com uma camada superior de vinil decorativo.

Por conta da composição, o piso vinílico apresenta diversas vantagens em relação ao piso laminado. Uma delas é a resistência à umidade, que permite sua instalação em áreas onde podem ocorrer derramamentos, como lavabos e cozinhas, sem sofrer danos*. Já o piso laminado é mais sensível à umidade e pode deformar ou inchar quando exposto à água.

Vantagens
O LVT é resistente a riscos superficiais, manchas, desgaste e impactos, o que o torna ideal para áreas de alto tráfego (ver tabela de especificação de cada produto), como corredores e salas de estar, por conta de sua alta durabilidade. O piso laminado também é durável, mas pode ser mais suscetível a riscos e desgaste ao longo do tempo.

Em termos de conforto acústico, o piso vinílico também vence. Suas camadas garantem um melhor isolamento, o que reduz o ruído causado por solas de sapato e impactos. Essa é uma característica que torna o piso vinílico mais agradável em questão de conforto acústico, especialmente em ambientes onde o ruído é uma preocupação, como apartamentos.

Manutenção
A limpeza do piso vinílico deve ser regular, com uma vassoura ou pano úmido, e isso costuma ser suficiente para mantê-los limpos. Além disso, o piso vinílico LVT não requer tratamentos especiais, como polimento, o que significa uma manutenção descomplicada.

Em nossos manuais, você encontra as instruções de limpeza para LVTs colados:
Utilize uma vassoura macia ou mop com pano de microfibra para remover todo tipo de sujidade superficial; utilize uma solução de detergente neutro diluído em água com dosagem apropriada, conforme recomendação do fabricante. Para a aplicação, utilize um mop com pano de microfibra. Não use produtos de composição ácida e alcalina. Enxágue utilizando rodo e pano macio ou mop com pano de microfibra e deixe secar totalmente antes de liberar o ambiente para uso. Quando julgar necessário, faça uma limpeza profissional contratando o serviço de uma empresa especializada.

Estilos
Ambos oferecem uma ampla variedade de estilos, cores e padrões, permitindo que você encontre a opção que melhor se adequa à sua decoração.
Porém, sabemos que visual sem qualidade e garantia de escolher um bom produto não é um bom custo-benefício. É por isso que oferecemos pisos vinílicos que se destacam em termos de resistência, durabilidade, conforto acústico e facilidade de manutenção.

Acesse nosso catálogo completo de pisos vinílicos LVT clicando aqui.

*É importante frisar que o piso vinílico LVT não é à prova d'água e não deve ser lavado com água em abundância nem instalado em áreas molhadas, como dentro do box do banheiro; porém é resistente e panos úmidos, MOPs e produtos de limpeza adequados podem ser usados de acordo com o indicado pelo fabricante.
 

Comentários

Siga no Instagram
Siga no Facebook
Conheça também

  • Belgotex do Brasil Indústria de Carpetes LTDA.
  • Fone: (42) 2101-1000
  • Email: [email protected]
  • CEP: 84.043-737 | Av. José Carlos Gomes, 355
  • Distrito Industrial - Ponta Grossa - PR | Brasil