× Fechar

Dicas da Belgotex para instalação de LVT's - Belgotex Blog

Imagem de Dicas da Belgotex para instalação de LVT's

Dicas da Belgotex para instalação de LVT's

25 de Maio de 2021
A primeira informação que se deve manter em mente sobre a instalação de qualquer revestimento é seguir as orientaçoes de instalação do fabricante. As instruções para nossos produtos se encontram normalmente impressos dentro da caixa do produto e/ou impresso na própria caixa (descrição ou Qrcode) além do site: https://www.belgotex.com.br/dicas/
É importante enfatizar que estas instruções serão fundamentais para a boa orientação no processo de instalação. Dito isso, existem alguns aspectos importantes e dicas para instalar os LVT’s, e que são fundamentais para o bom desempenho do produto, são eles:

ACLIMATAÇÃO
Deve-se prestar muita atenção às instruções relativas à aclimatação do piso e dos materiais de instalação por no mínimo 24 horas no ambiente em que serão instalados. É importante que as condições durante este período e as condições durante a instalação sejam parecidas, sem muita variação de temperatura. Por exemplo, a aclimatação inadequada seria armazenar o piso e o adesivo em um local com ar condicionado desligado e fazer a instalação com o ar condicionado ligado.
 

Patologia:
Os LVT’s são muito sensíveis à temperatura quanto a sua estabilidade dimensional. Há referências em canais especializados onde indicam que este é o problema de desempenho mais comum. Isso pode ser evitado certificando-se de aclimatar o piso na temperatura ambiente. Pode não parecer que este produto poderia sofrer retração/dilatação com variações de temperatura de 5-10 C, mas isso acontece com frequência. A maior parte destes problemas ocorrrem com o LVT em réguas, porque o impacto da variação térmica será maior na direção longitudinal, e que se manifestará com o levantamento/abertura nas emendas de topo. Em resumo, basta atentar para a variação térmica e aclimatação antes e durante a instalação, que esses problemas serão resolvidos.

EXPOSIÇÃO SOLAR
Outro fator tão importante quanto à aclimatação é local onde o LVT será aplicado. Muitos fabricantes alertam para evitar a instalação em locais onde há incidência de luz solar direta, em locais próximos a janelas, portas de vidros, varandas, etc. Isso não se refere somente à capacidade do produto de resistir ou não à radiação UV (luz solar), mas é novamente uma advertência sobre a característica do piso. A absorção de energia (luz solar) vai se converter em calor que por sua vez se converterá em expansão, podendo resultar no levantamento dos topos. Além desse problema, você também encontrará em muitos guias de instalação desses produtos, referências sugerindo a utilização de espaçadores de dilatação ao redor do perímetro do ambiente. Isso é especialmente importante para os sistemas LVT e a Belgotex do Brasil sugere o mesmo procedimento para outros tipos de LVT, como pisos colados e autoportantes.
 

PREPARAÇÃO
Além da aclimatação e local de instalação, a avaliação e preparação do contrapiso são essenciais para uma boa instalação. Para substratos de concreto é muito importante determinar o teor de umidade da laje antes de instalar o LVT. Apesar das formulações modernas, os adesivos ainda são sensíveis a umidade e alcalinidade. Medir a umidade irá determinar se o substrato é adequado para o sistema de colagem, ou se requer um tratamento para barramento de umidade.
Quer saber qual sistema deve-se utilizar para conter a umidade?
Acesse nosso guia de recomendação de soluções aqui.

Qualquer que seja o substrato, deve-se tomar cuidado para garantir que ele esteja plano/nivelado, seco e livre de sujidades.
Quer saber qual sistema deve-se utilizar para regularizar o piso?
Acesse nosso guia de recomendação de soluções aqui.
 

ADESIVO
Por último, no que diz respeito à escolha do adesivo (quando aplicável), o mercado possui uma grande variedade de soluções com todo o desempenho necessário para uma instalação bem-sucedida.
Preste atenção especialmente às seções que instruem sobre aplicação:
•    Ferramentas de aplicação: rolo ou espatula
•    Tempo de espera e tempo de trabalhabilidade
•    Consumo por m²
 

CONCLUSÃO
Os fabricantes de pisos, adesivos e materiais de preparação orientam seus clientes e instaladores sobre as melhores práticas para uma instalação impecável. A boa utilização e a observação às recomendações irão garantir uma experiência satisfatória e sem reclamações!
Deseja saber qual sistema é mais adequado para seu piso?
Acesse nosso guia de recomendação de soluções aqui.

Comentários

Siga no Instagram
Siga no Facebook
Conheça também

  • Belgotex do Brasil Indústria de Carpetes LTDA.
  • Fone: (42) 2101-1000
  • Email: [email protected]
  • CEP: 84.043-737 | Av. José Carlos Gomes, 355
  • Distrito Industrial - Ponta Grossa - PR | Brasil