× Fechar

Carpete sempre limpo: dicas para uma limpeza eficaz - Belgotex Blog

Imagem de Carpete sempre limpo: dicas para uma limpeza eficaz

Carpete sempre limpo: dicas para uma limpeza eficaz

14 de Março de 2023
Um carpete sempre limpo não tem segredo: aspiração periódica de acordo com o tráfego do ambiente. Mesmo assim, há muita desinformação sobre carpetes que ainda circulam por aí, por isso trouxemos algumas dicas que podem otimizar e tornar toda a experiência do carpete focada mais em você e menos na limpeza.



1. Encontre o aspirador ideal
Desde que surgiram, em meados da década de 70, os aspiradores elétricos de mão são um sucesso. Projetados para remover todas as partículas sólidas de poeira fina, passaram por várias alterações até se tornarem como conhecemos hoje, sendo uma revolução na limpeza de ambientes.

Não apenas no design, mas na tecnologia: o filtro de membranas foi ficando obsoleto, perdendo em qualidade pelo filtro HEPA, que consegue reter contaminantes e partículas muito pequenas. E é aqui que você deve ficar atento.

HEPA, do inglês High Efficiency Particulate Arrestance, é uma tecnologia de filtros com alta eficiência na separação de partículas. Composto por malhas de fibras de vidro, funcionam como uma peneira, significando 99,97% de remoção de partículas, segundo definição normativa do Departamento de Energia dos Estados Unidos. São até utilizados em aviões para reduzir a propagação de agentes patógenos através do ar recirculado no ambiente fechado.

Ficou em dúvida de qual solução usar para remover manchas? Continue lendo e vamos esclarecer tudo!

Nossos carpetes residenciais e comerciais utilizam duas matérias primas principais, podendo ser de nylon (PA) ou de polipropileno (PP). Ambos são polímeros sintéticos que não absorvem mofo, são antialérgicos e reconhecidos por sua durabilidade. O nylon ainda é resistente ao peso dos móveis, ficando livre de amassados por longos períodos.

Você confere a composição do fio de nossos carpetes diretamente na tabela de especificação técnica, na página do produto ou no catálogo físico. Na hora de tratar de manchas, saber a composição do seu carpete é fundamental.



Para limpar refrigerante em carpetes de nylon, por exemplo, você precisa misturar uma colher de sopa de detergente neutro e outra de vinagre branco em um litro de água, aplicando com pano úmido só após ter removido o excesso do refrigerante. Depois, dilua uma colher de chá de amoníaco em meio copo de água e aplique na mancha com um borrifador, enxugando com um pano limpo e seco, papel toalha ou aspirador de pó e água.

Já para sorvetes a mistura é a mesma, mas dispensa o segundo passo com o amoníaco. Após aplicar, basta secar. Cada mancha requer um tratamento, por isso é super importante consultar nosso guia de limpeza de manchas para carpetes em nylon.

Em carpetes de polipropileno, os nossos Stainproof Miracle Fibre®, basta uma mistura simples de água sanitária e água comum para que as manchas mais difíceis, como molho de tomate e vinho, desapareçam. Mas antes de começar, é importante identificar se é uma mancha ou apenas sujeira. 

Manchas: substâncias como café ou vinho tinto que podem deixar resíduos de difícil remoção sobre o carpete. Antes de limpar, certifique-se da origem da mancha e aplique o procedimento correto, conforme mencionado na tabela do guia.

Sujeiras: terra, poeira, cinzas de cigarro e outras partículas que podem ficar no carpete durante o uso. Geralmente está na superfície e basta uma boa aspiração para removê-la.

Para a maioria das manchas em carpetes Stainproof, absorva o máximo da substância derramada com papel toalha branco, então prepare uma solução de 50% de água sanitária e 50% de água comum e aplique com um borrifador diretamente sobre a mancha, repetindo até que a mancha desapareça. Feito isso, borrife água limpa e absorva o excesso com papel toalha branco. Repita a operação até que toda a solução seja removida e, quando estiver completamente seco, passe o aspirador de pó para restaurar a textura do carpete.
 

IMPORTANTE

Não esfregue manchas! Quando você esfrega, além de aumentar a área afetada, pode danificar as fibras e causar danos irreparáveis ao carpete. É importante não esquecer de remover toda a solução e garantir a aspiração após o processo, seguindo sempre as indicações do guia. Aplicar água sanitária, solvente, outros produtos de limpeza corrosivos ou qualquer líquido em excesso que possa causar danos às fibras do carpete. Siga o manual da Belgotex do Brasil com as misturas e diluições indicadas para cada tipo de mancha, borrifando-as ou aplicando com um pano, como indicado.

 

Comentários

Siga no Instagram
Siga no Facebook
Conheça também

  • Belgotex do Brasil Indústria de Carpetes LTDA.
  • Fone: (42) 2101-1000
  • Email: [email protected]
  • CEP: 84.043-737 | Av. José Carlos Gomes, 355
  • Distrito Industrial - Ponta Grossa - PR | Brasil