Dicas de instalação de piso vinílico (LVT)

Dicas de instalação e manutenção



Instalação
  • Ao receber o produto, certifique-se da cor e o número do lote.
  •  
Em caso de discordância com o pedido ou apresentação de algum defeito visível, o produto não deve ser instalado.
 
A instalação deve ser feita por profissionais habilitados.
 
Pisos vinílicos LVT não devem ser instalados sobre mantas, espumas, superfícies de pisos elevados, piso de madeira (tacos, parquet, laminados etc.) e cimento queimado.
 
Piso Vinílico LVT com sistema Clic de encaixe não deve ser instalado sob móveis embutidos.
 
Em caso de instalação sobre piso aquecido, a temperatura máxima admissível é de 25º C.
 
Piso vinílico colado deve utilizar adesivo à base de água e que suporte temperatura de até 25º C.
 
Piso vinílico autoportante não deve ser instalado sobre piso aquecido. Piso vinílico LVT autoportante pode ser instalado sobre superfícies de pisos elevados, desde que estruturalmente sólido, firme, plano/nivelado.
 
MUITO IMPORTANTE: 
O produto deve ser armazenado no local da instalação com antecedência mínimade de 24 a 48 horas para aclimatização. 


Ao instalar o piso vinílico siga as setas direcionais contidas na base, tomando o cuidado para não invertê-las.  



Iniciar a instalação do piso vinílico LVT após concluído todos os serviços de acabamento, instalações elétricas, vidros, ar condicionado e quaisquer serviços que possam danificar o piso.
 
Recomendamos que a instalação seja realizada a uma distância de 5mm da parede, permitindo assim a dilatação e contração natural do piso.
 
Para áreas superiores a 100m² ou ambientes com comprimentos a partir de 10 metros lineares, faz-se necessário a utilização de perfis de dilatação.
Adesivos a base de solvente não devem ser utilizados.
 
Utilize adesivo desenvolvido para a instalação de revestimentos LVT (siga as orientações do fabricante do adesivo).
 
Avaliação do contrapiso
 
A preparação do contrapiso é de responsabilidade do construtor, contratante ou proprietário, mas cabe ao instalador aprová-lo para a instalação dos pisos vinilicos LVT.
 
O contrapiso deve ser estruturalmente sólido, firme, plano/nivelado (conforme ABNT NBR15575-3 / ABNT NBR 14917-2), devidamente curado, isento de umidade e resistente à abrasão, à compressão e impermeabilizado.
 
As irregularidades do contrapiso não devem ser maiores ou igual a 3 mm em relação a uma régua de 2 metros de comprimento em qualquer direção.
 
Em caso de instalação sobre qualquer tipo de piso com junta maior que 3 mm, o piso deve ser corrigido com argamassa de regularização, ou ser removido.
 
Limpeza e conservação
 
Utilize uma vassoura macia para remover todo tipo de sujeira.
 
Quando necessário, utilize um pano levemente umedecido.
 
Não utilize água em excesso pois causará danos ao piso.
 
Remova com a maior brevidade manchas e derramamentos em geral.
 
Ao utilizar produtos de limpeza em emulsão para piso use-os com cuidado. Muitos destes produtos deixam resíduos pegajosos que podem atrair mais sujeiras.
 
Certifique-se que estes produtos foram totalmente retirados do seu piso.
 
Considere sempre as instruções do fabricante do produto para limpeza.
 
A manutenção imprópria e o uso de produtos abrasivos, corrosivos, ácidos e alcalinos danificarão a superfície do produto.
 
O uso de um capacho sem base de borracha é recomendado nas entradas do ambiente, de modo a proteger a superfície do piso de poeira e partículas abrasivas trazidas nas solas dos sapatos.
 
Em ambientes com exposição a luz solar direta, é imprescindível o uso de proteção adequada (cortinas, persianas e afins).
 
Importante
Os pisos vinílicos que têm como característica a similaridade no visual e nuances de madeira, cimento, concreto, pedras, podem sofrer variações de tonalidades entre as réguas ou placas (desenhos, veios, “nós”, listras, pontilhados e afins), não se tratando assim, de um defeito latente de fabricação. Recomenda-se durante a instalação, a mistura das réguas ou placas de diferentes caixas para obter o efeito visual desejado. As especificações técnicas dos produtos poderão variar de acordo com as tolerâncias normais do processo de fabricação e/ou pela aplicação de novas tecnologias. Eventuais variações não afetarão a qualidade e a performance dos nossos produtos. Produtos oriundos de diferentes lotes estão sujeitos a ligeiras variações de tonalidades, o que não caracteriza defeito do produto. Não se deve utilizar no mesmo local da instalação piso vinílico com números de lotes diferentes. A responsabilidade pela instalação é da empresa contratada, a qual é responsável pela garantia do serviço realizado.
 
TOPO