× Fechar

Carpetes causam e agravam doenças respiratórias? - Belgotex Blog

Imagem de Carpetes causam e agravam doenças respiratórias?

Carpetes causam e agravam doenças respiratórias?

01 de Abril de 2022
Isso é uma informação equivocada que circula há muitos anos, quando o Instituto Nacional do Coração, Pulmões e Sangue, dos EUA, recomendou que pacientes com alergias e asma removessem o carpete para auxiliar no tratamento. Mas até a recomendação do instituto foi revertida em 2021.

A asma, uma inflamação crônica dos brônquios, pode ser desencadeada por diversos fatores, como poeira, ácaros, mofo, poluição, entre outros. Para quem sofre com doenças respiratórias de qualquer tipo, é importante entender o que causa as crises e controlar o ambiente, identificando o alérgeno sensível. Por exemplo, se o gatilho da crise respiratória é a poeira, mofo, pólen, pelos de animais e ácaros, é necessário manter o ambiente de casa ou do trabalho sempre limpo.

Como o carpete pode ser benéfico?

Os carpetes da Belgotex são construídos de forma que quando certos alérgenos caem no piso, ficam presos entre as fibras até serem removidos pelo aspirador. Além disso, são resistentes a poeira e fungos, como o mofo.

Os componentes orgânicos voláteis (VOCs) também podem ser nocivos e estão presentes em alguns pisos, mas, em contrapartida, os carpetes podem retê-los até a limpeza com aspirador — que deve ser feita quando a pessoa com asma não está no ambiente. Além disso, os carpetes com o selo Floorscore passam por uma rigorosa testagem do nível de emissão de VOCs.

E como fazer a limpeza?
Sugerimos uma rotina de limpeza que depende do tráfego, sendo duas vezes por dia para muito alto, uma vez por dia para alto, três vezes por semana para médio e uma vez por semana para tráfego baixo. O uso de aspirador de pó com filtro HEPA também é recomendado, assim como pano úmido e produtos de limpeza sem cheiro forte ao invés de vassouras e espanadores, que espalham a poeira fina.

Importante: somente profissionais da saúde podem diagnosticar, receitar e indicar tratamentos, esse conteúdo tem apenas caráter educativo. 

Com informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Comentários

Siga no Instagram
Siga no Facebook
Conheça também

  • Belgotex do Brasil Indústria de Carpetes LTDA.
  • Fone: (42) 2101-1000
  • Email: [email protected]
  • CEP: 84.043-737 | Av. José Carlos Gomes, 355
  • Distrito Industrial - Ponta Grossa - PR | Brasil