Atualização de norma para pisos vinílicos - ABNT NBR 14917-1
11 de Janeiro de 2022
Sabe-se que na hora de escolher o piso ideal para determinado ambiente, é fundamental que este esteja em conformidade com as normas e as especificações requeridas no local. Afinal de contas, é isso que irá determinar o bom desempenho do produto, garantindo sua durabilidade e performance.
No segundo semestre de 2021, a Belgotex do Brasil, junto aos demais fabricantes e importadores de pisos vinílicos e laboratórios renomados, participou de várias reuniões organizadas pela ABNT/CEE - 202 - Comissão de Estudo Especial de Revestimentos de Pisos Vinílicos e de Linóleo Semiflexíveis. Estas reuniões tiveram o propósito de informar sobre a atualização da norma ABNT NBR 14917-1:2017, que classificava os pisos em classes de desgastes T, P, M e F, com base em critérios contidos na norma BS EN 660-2 - Resilient floor coverings. Determination of wear resistance, Frick-Taber test.
A nova classificação com base no conteúdo de aglutinante (porção da composição do revestimento constituída por PVC, plastificantes e estabilizadores) é muito mais precisa e ajudará na escolha mais adequada dos revestimentos de pisos de acordo com o tipo de tráfego ao qual o mesmo será submetido, relacionando o tipo de piso com as áreas recomendadas para orientar o consumidor na escolha do piso certo.
Os novos critérios de classificação da ABNT NBR 14917-1 são os seguintes:
Fonte: Classificação adotada no âmbito das normas ISO 10581 e 10582 - Homogeneous and Heterogeneous poly(vinyl chloride) floor covering — specifications.
A previsão de publicação da atualização da norma ABNT NBR 14917-1 é para o primeiro trimestre de 2022. Para mais informações contate o suporte técnico da Belgotex do Brasil.